Livro: O último teorema de Fermat

Há uns meses vi uns colegas de trabalho falando sobre a história de Fermat, um matemático que viveu no século XVII e que tinha como principal diversão resolver e criar problemas relacionados a lógica e a teoria dos números. Fiquei tão curioso pela história que resolvi procurar o livro e encontrei numa ótima promoção da Amazon, pagando apenas 13 reais pelo livro físico.

livro-fermat

O livro é uma aula sobre a história da matemática usando como ponto central os esforços de estudiosos de vários tempos para conseguir uma demonstração para esse teorema, deixado como uma anotação de canto de livro por Pierre de Fermat alguns anos antes de sua morte e que só foi resolvido quase quatro séculos depois, tendo “derrotado” vários dos mais importantes matemáticos da história.

A leitura é bem tranquila e não é restrita apenas a pessoas com conhecimento matemático, já que os fatos são mostrados em uma linguagem muito clara e não se apega a detalhes de cálculo. Um outro ponto interessante é a forma que o autor traz uma minibiografia de todos os gênios que tentaram demonstrar o teorema e explica de forma clara qual a contribuição que cada um deixou para seus sucessores, o que me deixou bem curioso pra saber como a história terminaria.

Esse livro é uma ótima fonte para quem se interessa por matemática e também para aqueles que gostam de uma boa história. Mas não vá por mim, pois eu sou um mentiroso.